A Grande Conjunção de Júpiter e Saturno

21 de Dezembro de 2020

 

Os dois maiores planetas do nosso Sistema Solar estarão angularmente tão próximos no céu da Terra que a Lua seria facilmente capaz de cobrir os dois simultaneamente. Esta passagem planetária, que ocorrerá hoje, 21/12/2020, será a mais próxima desde 1623.

Júpiter e Saturno permanecerão visivelmente brilhantes e já podem ser vistos juntos em direção ao sudoeste logo após o pôr do sol. Logo após o crepúsculo é o melhor momento para vê-los, porque eles se põem abaixo do horizonte logo depois.

 

A Grande Conjunção:

"2020 completa um ciclo de 200 anos.

Este ano, o planeta Terra está se movendo em direção a uma conjunção monumental de Saturno e Júpiter (conjunção = quando 2 ou mais planetas se alinham no céu, de nossa visão na Terra). Seremos literalmente capazes de ver esses dois planetas alinhados no céu noturno.

Saturno é o planeta das regras e autoridade (a velha guarda), enquanto Júpiter é o planeta da esperança e da possibilidade (a nova guarda). Na mitologia, Júpiter é o jovem fanfarrão que derruba o monarca governante, Saturno, e estabelece uma nova ordem mundial na qual há mais liderança compartilhada (mas, sejamos honestos, ainda há muitos padrões duplos e disputas pelo poder).

Há uma conjunção Júpiter-Saturno a cada 20 anos, MAS... a cada 200 anos, essas conjunções ocorrem em um novo elemento, instigando um novo ciclo. Antigos astrólogos do atual Irã foram os primeiros a decodificar como os ciclos de Júpiter-Saturno são mapeados nas principais mudanças nas dinastias. Em outras palavras, quando Júpiter e Saturno se unem em um novo elemento, ocorre uma mudança no poder mundial. Por esse motivo, os astrólogos chamam esse evento de Grande Conjunção.

É onde estamos agora. Nós estivemos sob um céu em transição no qual Júpiter e Saturno estão se movendo de conjunções de signo de terra para signo de ar. 2020 é o último ano neste ciclo de 200 anos. Em 21 de dezembro, Júpiter e Saturno se unem a 0 graus de Aquário e continuam a se encontrar em signos de ar pelos próximos 200 anos.

Se você fez as contas, perceberá que a cada 800 anos o ciclo se completa e se reconfigura, uma vez que existem 4 elementos na astrologia ocidental (terra, água, ar e fogo). Isso significa que esta é a primeira vez em 800 anos que Saturno e Júpiter estão em signos de ar. Na última vez em que isso aconteceu, grandes inovações na impressão e na fabricação de papel possibilitaram a disseminação em massa de ideias, pela primeira vez. Júpiter e Saturno se encontrando novamente em signos de ar, começando com Aquário, criarão ideias visionárias para o futuro. Precisamos equilibrá-los, no entanto, com cordialidade, conectividade emocional e compromisso.

A Grande Conjunção de Júpiter e Saturno significa que estamos no meio de um ponto de virada na história humana.

As velhas estruturas de poder estão se deteriorando e o que testemunhamos agora é seu último suspiro e tentativa de controle. A astrologia de 2020 implora-nos para limpar o terreno antigo e transformá-lo em rico composto para semear nossas novas visões. Muitos de nós temos trabalhado por um bom tempo para construir nosso próximo mundo. Os planetas agora acentuam essa transição. Claro, sabemos que a reestruturação da sociedade não acontece da noite para o dia. Mesmo na mitologia - mesmo nos movimentos planetários acima - essa mudança leva décadas para ser concluída. A forma como vivemos, trabalhamos e cooperamos este ano e todos os dias é fundamental. Estamos escrevendo a história em tempo real, desdobrando-a à medida que a vivemos." (WANG)

 

Como observar este belo e poderoso Fenômeno:

1) Onde posso ver a Grande Conjunção?

Perto de onde o Sol acabou de se pôr. Direcionalmente, esta passagem próxima de Júpiter e Saturno será na direção Sudoeste. Uma vez que o par planetário, o Sol e a Terra estão quase em uma linha geométrica reta, os planetas serão vistos posicionando-se exatamente onde o Sol se pôs -- de todos os locais da Terra.

 

2) Quando posso ver a Grande Conjunção?

Logo após o pôr do sol. Como os dois planetas estão tão perto do Sol direcionalmente, eles sempre aparecem no céu perto do Sol, mas podem ser melhor vistos quando a Terra bloqueia o Sol, mas não os planetas: o pôr do sol. Logo depois disso, Júpiter e Saturno também irão se por no horizonte, então não se atrase!

 

3) Hoje à noite, 21/12/2020, é a única noite em que posso ver a Grande Conjunção?

Hoje à noite, os gigantes jovianos terão a aproximação máxima, mas em qualquer noite dos próximos dias eles aparecerão excepcionalmente próximos. Tecnicamente, a passagem mais próxima acontece no dia 21 de dezembro às 18:20 UTC (15:20 no horário de Brasília, momento em que a observação dos planetas ainda não é possível no Brasil devido ao brilho do Sol).

Fonte: APOD/NASA

 

Adquira seu Mapa Numerológico

Para te auxiliar nesta tarefa, a Numerologia, atravéz do Estudo do seu Mapa Numerológico Pessoal e Anual, é uma excelente ferramenta! 

Adquira seu Mapa Numerológico (agendar) e vamos verificar quais as Tendências para o seu 2021!

 

Abraços e até a próxima,

🎴 Isabel Stumpf Mitchell - Tarô Terapêutico, Numerologia, Ervas, Reiki e Terapias Integrativas.

(51) 99925.0421 - WhatsApp e  Telegram / isabel@isabelmitchell.com.br

 


 

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × one =