Alimentos que Auxiliam na Falta de Energia, Depressão, Medo ou Preocupação

Alimentos com Ferro:

Consumir alimentos que possuam Ferro e também a Vitamina B 12 ajudam com a falta de energia, depressão, medo ou preocupação, por isso, é importante inseri-los em sua dieta -caso não tenha nenhuma restrição médica em relação a esses alimentos.

  • Ameixa preta
  • Beterraba
  • Cereja
  • Groselha
  • Morango
  • Tomate

Já o espinafre, banana, abacate, tomate e nozes também auxiliam no tratamento da depressão, por possuir auxiliarem o organismo a aumentar os níveis de serotonina no sangue, que o hormônio responsável pela felicidade, bem-estar, sensação de prazer e estabilidade emocional.

 

Ferro

O ferro é componente essencial de várias proteínas (hemoglobina, mioglobina e muitas de oxirredução). Sua carência resulta em processos patológicos bastante conhecidos e discutidos. O organismo de um adulto médio possui de 3 a 5 gramas de ferro, dos quais 500-1000 mg são armazenados como estoques não funcionais de ferro.

Muitos autores colocam a deficiência de ferro como a mais comum deficiência nutricional no mundo, afetando pelo menos 1 bilhão de pessoas. Estudos apontam que cerca de cinqüenta e oito por cento da população norte-americana consome menos ferro do que o recomendado pelos órgãos oficiais (RDA). Nos países do terceiro mundo estes dados são alarmantes (Bomtempo, 1994).

 

 

Vitamina B12

De acordo com o site Minha Vida,

Essa vitamina é importante para formação das células vermelhas do sangue.  A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando este nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

A ausência de vitamina B12 também aumenta o risco da pessoas desenvolver depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração
  • Falhas na memória
  • Paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia)
  • Língua inchada e inflamada

 

Fontes de vitamina B12 - Alimentos

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

 

Já conforme com o Dr Márcio Bomtempo (1994),

Entre as vitaminas, a B12, participa juntamente com o ácido fólico, de um complicado mecanismo de formação das células sanguíneas e na saturação de hemoglobina das células vermelhas. As fontes tidas como mais ricas em vitamina B 12 são o fígado e o músculo dos animais, existindo em quantidades menores no leite e nos seus derivados.

 

Observações

  • Em caso de dúvidas, procure seu médico.

 

Abraços e até a próxima,

Isabel Stumpf Mitchell - Tarô Terapêutico, Numerologia, Ervas, Benzimento

(51) 99925.0421 | isabel@isabelmitchell.com.br

 


Referências:

  • BOMTEMPO, Dr. Márcio. Manual da Medicinal Integral.  Editora Best Seller, 1994.
  • Minha Vida. Vitamina B12 para que serve? Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17735-vitamina-b12>. Acesso em: 16 fev 2020.

 

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