Lua Azul: significados e lendas

O que é a Lua Azul?

A Lua Azul simboliza a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. Essa ocorrência sucede devido à uma diferença no no Ciclo Lunar entre uma Lua Cheia e até a sua próxima, que é de aproximadamente 29 dias.

A 1º Lua Cheia de 2018, ocorreu no dia primeiro de janeiro, e a próxima será no dia 31 de janeiro de 2018, tendo portanto,  2 Luas Cheia no mesmo mês.

 

A Lua e a Ciência

Um ciclo lunar completo tem em torno de 28 dias. No entanto, um ano possui 365 dias, o que significa que, durante alguns anos, você pode acabar com treze luas cheias em vez de doze. Isso vai depender muito do mês em que acontece este ciclo lunar. Um ano possui 12 ciclos lunares de 28 dias, e por conta da ‘sobra’ de dias acumulados (11 ou 12), somados, a cada 28 meses temos uma lua cheia ‘extra’ durante determinado mês.

Especialistas afirmam que para a Lua ficar azulada é preciso que o ar contenha apenas partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha (menos de um milésimo de milímetro). Só assim essa cor é completamente absorvida, deixando passar o azul. Isso é muito difícil de acontecer, mas erupções vulcânicas e incêndios florestais podem produzir tais nuvens de partículas.

A Lenda

O termo Lua Azul  foi adotado a partir da expressão em inglês “once in a bluemoon” (“uma vez a cada lua azul”), que era utilizada para descrever este evento entre os nativos da língua inglesa.

A expressão “once in a blue moon” teria se originado a partir de uma antiga história cômica famosa no século XVI. Um cavalheiro, que não queria assumir compromisso com as mulheres, mas ao mesmo tempo não queria deixar de ser gentil, dizia-lhes: “Casarei contigo numa noite de Lua Azul”. Esta promessa “romântica” era na verdade uma artimanha para adiar o compromisso para sempre, pois o aparecimento literal da lua azul era extremamente raro – visto que a lua não muda de cor.

De acordo com pesquisas, o termo é usado desde o século XVI e representa uma Lua especial, desafiante e rica em oportunidades. Isso porque acredita-se que esse período tem o dobro de magnetismo, o que favorece a realização de sonhos e desejos impossíveis, e alteração emocional nas pessoas (Astrocentro).

 

Significados para a Lua Azul

Acredita-se que a Lua Azul é o momento propício para a união de casais, romantismo e sensualidade. Na mitologia Celta, este é o período ideal para entrar em contato com seres mágicos da natureza, como fadas, por exemplo. Eles faziam agrados a esses seres, plantando flores perto de suas casas e deixando oferendas como mel, leite, manteiga, pão e cristais.

Muitos também fazem rituais para abrir a percepção e o terceiro olho e receber respostas sobre seu futuro. A Lua Azul é considerada a Matriarca, a mãe das transformações, por isso acredita-se que deve-se fazer rituais, pedidos e oferendas a esse ser tão importante em nossas vidas.

Ela nos lembra o quanto é importante seguirmos nossos caminhos, sem nos deixar levar por ilusões ou opiniões alheias. Quando conseguimos atingir isso, podemos simplesmente ser, eliminando rótulos e julgamentos, vivendo plenamente o nosso destino.

 

Como aproveitar o fenômeno da Lua Azul?

Seja simplesmente fazendo um jantar ao ar livre para apreciar a Lua Azul, seja fazendo rituais, não perca a oportunidade de olhar para o céu sempre que ela estiver presente.

Lembrando que a Lua também representa o sagrado feminino e por isso ela influencia diversas coisas como as colheitas e principalmente nossos sentimentos e emoções. Esse período é um momento muito importante para concretizar, realizar e buscar todos os sonhos, planos e desejos.

Quando algo é iniciado na Lua Azul tem grandes chances de se concretizar, por isso é tão importante neste momento o foco em nossas mais sinceras intenções (Astrocentro).

 

 


Referências:

  • https://www.astrocentro.com.br/blog/lua/fenomeno-lua-azul/
  • https://www.iquilibrio.com/blog/astrologia/lua/lua-azul/
  • https://thoth3126.com.br/lua-azul-em-julho/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *