O Imperador – Significado da Carta do Tarô

A Carta do Tarô: O Imperador

Nesta carta, aparece um homem maduro e forte. Está sentado num trono de ouro, no topo de uma montanha e com uma coroa na cabeça, também de ouro. Há uma águia em seu ombro esquerdo. Na mão direita, segura raios, já na esquerda, o globo terrestre.

 

Nos deparamos com Zeus, o rei dos deus, a quem os gregos chamavam de Pai Supremo, criador do mundo e soberano dos deuses e dos homens. Na mitologia grega, Zeus era o filho mais novo do Titã Cronos e de Rea.

A profecia dizia que, um dia, um dos filhos de Cronos lhe tomaria o lugar. Para se proteger, ele decidiu destruir todos os filhos que tivesse. Durante cinco anos seguidos, Rea deu à luz filhos e filhas, os quais Cronos engolia tão logo nasciam.

Rea não suportava mais perder tantos filhos e, sabendo que estava grávida pela sexta vez, fugiu para Arcádia, onde deu à luz a Zeus, dentro de uma caverna. Em seguida, em mantos que deveriam que deveriam envolver o bebê, colocou uma enorme pedra e a levou a Cronos. Imediatamente ele engoliu o suposto filho.

Zeus, já homem, foi até seu pai disfarçado de copeiro e preparou-lhe uma terrível poção, que o deixou doente. Cronos então, sentiu-se tão mal, que vomitou todos os filhos, são e salvos e, também a pedra. Liderada por Zeus, a irmandade iniciou uma rebelião contra o pai, destronando-o e iniciando um novo sistema de governo, como Zeus o rei dos deuses.

Os símbolos de poder de Zeus, são os raios e trovões.  Se casou com Hera, deusa do casamento e do nascimento (Sharman-Burke & Greene, 1988).

 

O Imperador, é a imagem da experiência. Representa o pai interno, os ideais, os códigos de ética e a autossuficiência, nosso lado que vai em busca do trabalho. É também uma figura autoritária.

Significado de O Imperador

Os raios são o símbolo do poder de Zeus e da revelação da verdade. Fez sua casa nos picos das montanhas, porque ´´e o deus das Alturas - mental e espiritualmente. A águia é o seu emblema de Zeus porque sua visão aguçada e capacidade de voar a altíssimas altitudes a torna superior a outras aves. Sendo uma ave de rapina, expressa também o instinto agressivo e conquistador do deus (Sharman-Burke & Greene, 1988).

Representa o princípio masculino, o arquetípico da autoridade, paternidade e liderança (Bartlett, 2011). 

 

Palavras-chave

  • Poder
  • Autoridade
  • Nosso Pai Interno
  • Liderança
  • Razão
  • Insensibilidade
  • Organização
  • Valores familiares
  • Controle
  • Ater-se às regras

 

Na posição "Você Agora"

Indica que você tem autoridade e sabe o que quer, mas talvez esteja sendo muito teimoso, querendo tudo do seu jeito.

Pode indicar também sucesso nos negócios, finanças.

 

Na posição "Obstáculo"

Indica que talvez uma pessoa ou aspecto autoritário o está impedindo e evoluir.

Pode indicar também que você está sendo muito autoritário.

Ou também, que hora de aprender a tornar senhor de si mesmo e confiar, organizar sua vida e assumir sua autoridade em bases sólidas e realistas.

 

 

Na posição "Futuro"

Indica que irá alcançar suas ambições ou objetivos através da disciplina e determinação.

No amor, pode indicar que se sentirá atraído por uma pessoa forte, dominadora ou por um empreendedor de sucesso.

 


Referências:

  • Bartlett, Sarah. A Bíblia do Tarô: o guia definitivo das tiragens e do significado dos arcanos maiores e menores. São Paulo: Pensamento: 2011.
  • Sharman-Burke, Juliet; Greene, Liz. O tarô mitológico. São Paulo: Siciliano, 1988.
  • Rodrigues, Maria Celeste. Linha da Vida: o mapa natal do tarot. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

 

One thought on “O Imperador – Significado da Carta do Tarô

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *