A Arte do Benzimento

Sobre o Benzimento

Os benzimentos ou benzeduras são atos de benzer, de abençoar para proteger quem necessita. Quem benze entrega muito da sua energia a quem dela precisas. É por isso que estes rituais misturados de fé e superstição conseguem ser bastante eficazes quando o bento coloca aí toda a sua força e sua concentração (Menezes, 2017).

O Que é Benzimento?
De acordo com Rainho &  Klukiewicz, a definição de benzimento é o ato de tornar algo bento ou abençoar algo, porém sabemos que é muito mais que isso. É um ato de fé prática, aplicada aos mais necessitados que promovem verdadeiras façanhas a olhos vistos. Apesar de muita gente associar o benzimento a alguma religião, o mesmo pode ser executado por qualquer pessoa que possua fé verdadeira.

Geralmente a pessoa que aplica o benzimento recebe a alcunha de benzedor, benzedeira ou benzedeiro, rezador e até mesmo raizeiro. Esse último, é uma especialidade desenvolvida através do uso de ervas, raízes e frutos para a prática da benzedura.

Já, segundo o Curso de Proteção Espiritual e Benzimento, o Benzimento é uma forma de reza usada desde a colonização do Brasil pelos Pajés e Xamãs. Os escravos usavam o Benzimento para tratar e curar os seus males físicos e espirituais. A palavra Benzer significa tornar algo bento. As igrejas utilizam o Benzimento para purificar ambientes, pessoas e objetos. Exemplo: água benta, medalha benta, benzer a casa assim por diante. Benzer é falar um conjunto de palavras com o objetivo de provocar transformações/mudanças no corpo espiritual e físico. Podemos benzer pessoas, animais, locais e objetos com objetivo do restabelecimento do equilíbrio físico, emocional, espiritual ou até mesmo para obter um campo de proteção para pessoas ou locais. É importante saber que o ato de Benzer não tem nenhuma limitação de tempo ou espaço. Podemos praticar o Benzimento em qualquer dia, hora ou local. O cuidado necessário é de utilizar o conjunto de palavras mais adequado para o tipo de tratamento a ser feito, isto é, utilizar a palavra certa, ou seja, o verbo certo.

Por que o benzimento funciona?

Ainda conforme Rainho &  KlukiewiczO benzimento funciona porque possuímos FÉ!
Não adianta em nada tentar benzer alguém sem acreditar no que se está fazendo. Em alguns casos pode até ajudar, mas entenda que a benção irá encontrar uma enorme montanha para escolar e quando chegar ao topo estará extenuada. Será bem menos eficiente do que poderia ser se não encontrasse tanta resistência. Isso vale também para quem está recebendo o benzimento.

As Benzedeiras

A benzedura pode ser caracterizada como uma atividade principalmente terapêutica, a qual se realiza através de uma relação dual – cliente e benzedor. Nessa relação, a benzedeira ou benzedor exerce um papel de intermediação com o  sagrado pela qual se tenta obter a cura, e essa terapêutica tem como processo principal, embora não exclusivo, o uso de algum tipo de prece (Quintana, ).

 


Referências:

  • Menezes, Javert de. Arte do Benzimento - Orações, Rezas e Benzeduras. 1º edição. São Paulo: Editora Alfabeto, 2017.
  • Rainho, Douglas e Klukiewicz, Rodrigo. Breviários de Benzeduras e orações e compilado - Volume 1.
  • Quintana, Alberto M. A Ciência da Benzedura: mau olhado, simpatias e uma pitada de psicanálise. Bauru, SP : EDUSC, 1999.
  • Curso de Proteção Espiritual e Benzimento. Autor desconhecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *