O Hierofante – Significado da Carta do Tarô

A Carta do Tarô: O Hierofante ou O Papa

Nesta carta, aparece um centauro com torso, braços e cabeça de homem e corpo de cavalo. Na mão esquerda segura um pergaminho que contém a sabedoria documentada. A mão direita erguida, indica o antigo sinal de benção.

Nos deparamos com Quíron, o rei dos centauros, autoridade espiritual e mestre de todos os jovens heróis da mitologia. O próprio nascimento de Quíron foi cercado de grande mistério, pois conta a lenda que ele é fruto da união de Ixíon, filho de Ares, deus da Guerra, e uma nuvem que Zeus modelou à semelhança de sua mulher Hera para evitar que Ixíon tivesse relações com a própria deusa. O centauro foi educado por Apolo, o deus-sol, e Ártemis, a deusa-lua e, em virtude de sua sabedoria e profunda espiritualidade, foi sagrado rei dos centauros e recebeu a incumbência de ensinar a todos os jovens príncipes das famílias reais gregas os valores espirituais e o respeito às leis divinas, antes mesmo de serem iniciados nas artes marciais ou governamentais.

Quíron foi também uma grande curandeiro por conhecer os segredos das ervas e plantas medicinais. Entretanto, jamais pode curar a si mesmo.

Certa vez, seu amigo Herácles lhe fez uma visita logo após matar a monstruosa Hidra de Lerna com suas nove cabeças envenenadas. Acidentalmente, Herácles feriu Quíron na coxa com uma das setas que havia sido impregnada com o sangue do monstro. Por mais que tentasse, ele não conseguiu retirar o veneno de seu corpo. Por ser imortal, foi então condenado a viver em sofrimento, tendo que sacrificar sua felicidade terrena, devotando-se inteiramente aos ensinamentos da sabedoria espiritual (Sharman-Burke & Greene, 1988).

Significado de O Hierofante

Os ferimentos de Quíron transforma-no em O Curandeiro Ferido, aquele que, por meio da própria dor, pode compreender e avaliar a a dor dos outros e, consequentemente, consegue enxergar adiante daqueles que simplesmente se conformam cegamente com a sina. Assim, Quíron representa a parte ferida dentro de nós, aquela parte simbolizada por algum problema insolúvel ou qualquer outra limitação que nos torna benevolentes e cheios de compaixão com relação àqueles que nos cercam, pois podemos entender-lhes o sofrimento(Sharman-Burke & Greene, 1988).

O arquétipo do Hierofante representa o conhecimento e educação em sua forma mais aceita. A lição mais importante desta carta é de que, embora você confie ou cultive suas próprias crenças, os outros têm as deles também  (Bartlett, 2011).

 

Palavras-chave

  • Compaixão
  • Compreensão
  • Conselheiro
  • Guia Interior
  • Pai Espitirual
  • Inspiração Intuitiva
  • Médico / Terapeuta
  • Ensinamento
  • Sabedoria
  • Respeito
  • Regras Tradicionais e Cerimônia

 

Na posição “Você Agora”

Ou que você está começando a buscar algumas respostas de ordem filosófica.

Equilíbrio, segurança na situação e na saúde. Segredo revelado.

 

Na posição “Obstáculo”

Indica que você  pode estar preso a seus hábitos e pouco disposto a se adaptar a outros.

Pode também representar uma grande dificuldade para compreender os assuntos da vida, ou também um mau uso da sua inteligência para tomar decisões, escolher propósitos ou encontrar direções.

Ou indica um ser desconectado de sua razão e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado.

 

Na posição “Futuro”

Normalmente representa uma pessoa específica que irá conhecer - um guro, um conselheiro espiritual ou um professor que lhe dará bons conselhos.

Também pode significar que você irá conhecer alguém que lhe

 


Referências:

  • Bartlett, Sarah. A Bíblia do Tarô: o guia definitivo das tiragens e do significado dos arcanos maiores e menores. São Paulo: Pensamento: 2011.
  • Clube do Tarô: http://www.clubedotaro.com.br.
  • iQuilíbrio: https://www.iquilibrio.com
  • Sharman-Burke, Juliet; Greene, Liz. O tarô mitológico. São Paulo: Siciliano, 1988.

 

One thought on “O Hierofante – Significado da Carta do Tarô

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *