A Lua Nova ou a Lua Negra

A Energia da Lua Nova

De acordo com site Dicionário de Símbolos:

A Lua simboliza os ritmos biológicos, e as fases da vida, pois ela passa regularmente por um ciclo de vida, uma vez que é um astro que cresce, diminui, desaparece e cresce novamente. Assim, a Lua está submetida à lei universal do devir, do nascimento e da morte, sendo a representação da passagem da vida para a morte, e vice-versa.

A Lua é passiva, receptiva. É fonte e símbolo da feminilidade e da fecundidade. É a guia das noites, é o símbolo dos valores noturnos, do sonho, do inconsciente e do conhecimento progressivo, evocando a luz nas trevas da tenebrosa escuridão da noite.

Ela simboliza um princípio passivo e fecundo: a noite, o frio, a umidade, o subconsciente, o sonho, o psiquismo, e tudo que é instável e transitório, bem como está relacionada com a reflexão.

Seu simbolismo está correlacionado ao simbolismo do Sol. As suas características mais fundamentais são o fato da Lua aparecer como um reflexo do Sol, pois não possui luz própria, e por atravessar diferentes fases, mudando a sua aparência.

Conforme o Almanaque Wicca (2018), a Lua Nova favorece rituais para se encontrar um novo emprego, começar novos projetos ou relacionamentos, colocar em práticas novas ideias, além de favorecer o crescimento e a expansão.

Cada fase da Lua pode ser comparada aos estágios do ciclo de vida de uma planta:

Lua Nova: a terra acolhe as sementes que permanecem adormecidas por todo o inverno.

No final do ciclo, a Lua se posiciona diretamente entre a Terra e o Sol. Consequentemente, a face da Lua voltada para a Terra está completamente imersa na escuridão, não sendo possível ver absolutamente nada da sua superfície (Smith & Astrop, 2000).

E segundo  os Professores e alunos indígenas Pataxó da aldeia Muã Mimatxi (2012):

A lua nova é uma das luas que nós, Pataxó, temos muita conversa e crença com ela. Essa lua vai saindo com maior força e todo mundo fica alegre e feliz quando vê ela no céu. Ela sai bem fininha que quase não dá para enxergar. A gente tem que procurar ela no céu, pois ele fica um
pouco escuro.

A gente saúda a lua nova com folha, com galhinho de mato e reza para ela. Pede para ela livrar a gente de morrer de água corrente, livrar de má gente, livrar de bichos peçonhentos, livrar de dor de dente. Pede também força para ela nos ajudar em nossos plantios, caçadas, pescarias e em outros movimentos que temos na terra. Na lua nova as mulheres pedem força para o seu filho andar. Falam assim: “Ô Vovó Lua, dá força na perna do meu filho para ele andar.”

Na lua nova nós ainda tiramos madeiras e plantamos algumas plantas, porque os bichos e insetos ainda não têm poder de enxergar e furar a raiz, as sementes e as madeiras, pois está escuro. É nesta lua que a gente caça e arma as armadilhas.

Em Barra Velha dá uma chuvinha, a maré não seca e fica difícil de pegar mariscos. Na lua nova, a maré no mangue seca bem cedinho.

Muitos astrólogos acreditam que os melhores dias para tomar decisões e implementar novos projetos é imediatamente após a Lua nova, já que a claridade mais intensa surge após a fase reflexiva da Lua minguante. (Não se recomenda o próprio dia da Lua nova. Em vez disso, espere ao menos 24 horas.) Atividades e padrões iniciados nessa ocasião tendem a persistir por todo o ciclo, portanto, cuidado com as sementes que plantar. Se você estiver informado(a) do signo da Lua nova e da casa que ela ativa em seu mapa astral, o planejamento poderá ser ainda mais sintonizado com os ritmos naturais (Cunningham, 1999).

LUA NOVA
Nos primeiros 3 dias desta lunação é tradicional não trabalharmos magicamente. Após este período inicia-se uma fase positiva para refletir sobre nossos medos, sombras e receios. É a fase ideal para enfrentarmos as partes desconhecidas de nosso ser.

Em média a cada dois ou três dias a lua estará “fora de curso” por algumas horas. Acredita-se que não se deve começar nenhum ritual ou projeto durante estas horas. Consulte um calendário astrológico ou lunar para saber as datas e horas onde a lua encontra-se neste período (Prieto, 2009²).

Lua nova / Negra
Alguns não tratam e nem sequer mencionam o período de Lua Nova. Isto é, quando não há nenhum sinal visível da Lua no céu, que é um período de três dias entre o declínio e o inicio da lua. Isto é, quando as energias da Lua estão no seu mais fraco, tradicionalmente uma época de pouco ou nenhum trabalho mágico. Se você trabalha com a energia da Lua Nova, você vai fazer trabalhos para trazer coisas novas em sua vida, ou fazer trabalhos para descobrir ou redescobrir a si mesmo (Os Mundos de Perséfone).

 

 

Ritual para Realizar seus Desejos:

A energia da Lua Nova é poderosa! Alcançar essa energia pode apoiar seus sonhos e desejos.Podemos aproveitá-la para cumprir nossas visões e tornar nossos desejos realidade, criando um ritual de Lua Nova.Esse ritual deve ser um momento em que você pode relaxar e acender uma vela ou algum incenso. Ouça seu coração e anote em um papel o que você realmente deseja na vida. Não peça muito, mantenha sua lista simples e curta, com até 10 objetivos ou desejos.

Seja claro com suas intenções, a redação de seus desejos ou objetivos é importante. Você deve tentar capturar os sentimentos por trás do seu desejo. Lembre-se de que seu desejo deve parecer correto ou, então, você deve esperar outra hora para realizá-lo. Seus desejos não devem ser focados em outras pessoas, você não pode mudar os outros, mas pode desejar e fazer mudanças em seu próprio comportamento, que influenciarão e incentivarão a mudança em outra pessoa.Tente e escreva seus desejos, quando a energia da Lua Nova estiver em ápice, nas primeiras nove horas.

Ao escrever tudo, você está criando um contrato para si mesmo!

Abaixo está uma maneira simples de criar um Ritual da Lua Nova para si mesmo:

  • Limpe sua energia para ficar centrado. Tome um banho de sal ou limpe sua energia com sálvia, uma pena ou uma chama.
  • Aterre-se.Conecte-se aos elementos de ar, água, fogo e terra.
  • Defina suas intenções. Declare para a Lua Nova qual sua visão e faça-o com ousadia e coragem.
  • Eu sugiro escrevê-la e, em seguida, falando em voz alta, simbolize sua intenção de manifestar seus objetivos.
  • Expresse gratidão. Em seu coração e alma, acredite que isso é concedido a você e expresse gratidão.
  • Após o seu ritual ou cerimônia, aja. Dê esses passos em direção ao seu objetivo, diariamente. Você ficará surpreso com o que acontecerá entre agora e a próxima Lua Cheia: um momento de manifestação (O Segredo).

Abraços e até a próxima,

Isabel Mitchell - Tarô e Numerologia | www.isabelmitchell.com.br / (51) 99925.0421

 


Referências:

  • Almanaque Wicca 2018. Guia de Magia e Espiritualidade. Editora Pensamento - SP, 2017.
  • Cunningham, Donna. A Lua na Sua Vida. O poder mágico e as influências sobre as mulheres. Tradução de Alice Xavier de Lima. - Rio de Janeiro: Record: Nova Era. 1999.
  • Dicionário de Símbolos. Disponível em: <https://www.dicionariodesimbolos.com.br/lua/>. Acesso em 04 jan 2019.
  • O Segredo. Significado espiritual da Lua Nova e como usar seu poder. Disponível em: <https://osegredo.com.br/significado-espiritual-da-lua-nova-e-como-usar-seu-poder/>. Acesso em: 04 jan 2019.
  • Os Mundos de Perséfone. As influências da Lua. Disponível em: <https://www.facebook.com/mundosdepersefone/posts/967781243345513?__tn__=K-R>. Acesso em: 06 jan 2019.
  • Prieto, Claudiney¹Wicca A Religião da Deusa, Editora: Gaia, p. 58.
  • Prieto, Claudiney². Wicca Para Todos. Copyright © 2009.
  • Professores e alunos indígenas Pataxó da aldeia Muã MimatxiA nossa crença na Vovó Lua . - Belo Horizonte : Literaterras : FALE / UFMG, 2012.

 

One thought on “A Lua Nova ou a Lua Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 2 =