Como a Lua impacta no Feminino dentro de Homens e Mulheres

A Lua e o Feminino dentro de Homens e Mulheres

A relação entre o Feminino e as Fases da Lua é antiga, vem de tempos remotos, onde as civilizações eram em sua maioria, desenvolvidas de forma matriarcal ou matricentral. Cada fase da lua nos traz uma característica e possibilidades de trabalharmos nossas crenças, valores, traumas, sentimentos, incutidos em Mulheres e Homens. Afinal homens e mulheres possuem o Feminino e Masculino dentro de cada um, para que possam desenvolver as habilidades necessárias para serem um Ser Humano Completo e Consciente.

 

1. A Lua e suas Fases

Conforme PRIETO (2009, p. 114), segue a Relação das Luas e os Rituais correspondentes:

  • Lua Crescente: faz o desejo crescer, dá uma força maior à invocação
  • Lua Cheia: momento de grande poder, ideal para qualquer invocação
  • Lua Minguante: banir, restringir, diminuir
  • Lua Nova: banir o mal, quebrar feitiços

E de acordo com STARHAWK (1993, p. 224),

A Lua Rege: feminino; mulher; ciclos; nascimento; geração; inspiração; poesia, emoções; viagens, especialmente pela água; o mar e as marés; fertilidade; chuva; intuição; capacidade mediúnica; segredos; sonhos.

  • Lua Nova ou Crescente: a Donzela, nascimento e iniciação, virgindade, começos, a caçada.
  • Lua Cheia: a Mãe, crescimento, realização, sexualidade, maturação, ternura, amor.
  • Lua Minguante ou Escura: a Anciã, a mulher depois da menopausa, idade avançada, segredos profundos, sabedoria, predição, profecia, morte e ressurreição, finais.
  • Dia: segunda-feira
  • Elemento: água
  • Cor:
    • Nova e Crescente – branco ou prateado
    • Cheia – vermelho ou verde
    • Minguante – preto

 

2. Como Utilizar as Fases Lunares

“Esteja atenta à fase da Lua que estamos atravessando e como ela se relaciona com o corpo e a mente. Quando não estamos sintonizados com essas fases, podemos nos esforçar demais, a ponto de ficarmos exaustos ou desestimulados. Atividade durante a Lua crescente se equilibra com repouso e reflexão na Lua minguante (CUNNINGHAM, 1999).”

“Para entrar em sintonia positiva com a energia lunar, importante conhecer como ela influência os organismos vivos.

➡️Lua Nova

  • Durante a lua nova, guando predomina a escuridão no céu, há uma diminuição do campo magnético, um vazio: a vida está em seu estado inicial de semente. Para que ela nasça, é necessária a ação espontânea e o impulso. Prevalece o instinto e a consciência ainda não foi despertada.
  • Nesta fase, recomenda-se plantar sementes, seja como plantas em seu jardim ou como novos projetos e atitudes. Use este momento para criar a fundação de seus desejos, mesmo que nem todas as sementes: venham a germinar ou que todos os projetos vinguem.

 

➡️Lua Crescente

  • A fase seguinte é a da lua emergente, o tempo da manifestação, quando as sementes brotam. O jardineiro sábio examina agora sua plantação e arranca aquelas plantas que não se desenvolveram. Os planos compromissos assumidos na lua nova são revisados: alguns são descartados, outros modificados. Os brotos tênues representam o primeiro estágio do desenvolvimento de seus desejos mas exigem ainda muitos cuidados para vencerem as dificuldades.
  • O quarto crescente ou meia-lua, representa o estágio seguinte o crescimento. Os objetivos estão agora enraizados em nosso consciente e quando as plantinhas estão criando folhas. Há uma determinação em concretizar os projetos e compromissos antes assumidos e revisados. É necessário agir, arregaçar as mangas e trabalhar, enfrentando os desafios, procurando a direção certa.

 

➡️Lua Cheia

  • Ao entrar em sua fase convexa, a lua está chegando ao fim de sua fase ascendente. Obstáculos podem aparecer na evolução dos planos trazendo decepções ou desânimo. A planta está pronta para florescer, mas ainda é um momento que requer cuidados. É necessário clarificar e analisar as opções, apelar para a paciência e verificar os detalhes, talvez abrindo mão de algumas exigências.
  • Na fase cheia, a Lua alcançou sua luz plena e sua posição exatamente oposta ao Sol. Seu campo magnético influência os líquidos dos corpos vivos e exalta a manifestação do potencial total. Não há como crescer ou brilhar além: os projetos atingiram seu auge. Se não percebermos essa realização, permitiremos a aparição da frustração e do de contentamento, o que leva aos distúrbios emocionais, a “loucura” da lua cheia. Os relacionamentos podem tornar-se obsessivos, pois os ânimos estão exaltados.

 

➡️Lua Minguante

  • Após essa fase frenética, a Lua chega em sua fase disseminadora. Dependendo da reação da fase cheia, a sensação pode ser de alegria ou tristeza, revendo o que foi feito e qual será o próximo passo. O momento requer introspecção e avaliação dos frutos: o jardineiro deve colhê-los ou eles apodrecerão.
  • Os resultados devem ser avaliados com clareza e assumidos integralmente, independente de estarmos satisfeitos ou não. Deve-se colher aquilo que foi semeado. Disseminar significa dispersar: este é o momento de ajudar nossos companheiros que ainda não terminaram suas colheitas.
  • O quarto minguante representa o acerto de contas. Completadas as tarefas e cumpridos os prazos, podemos esperar, com humildade e paciência, pelas recompensas. Se não estivermos satisfeitos com o resultado final, devemos encarar os fatos e descobrir quais as mudanças internas necessárias para que, exteriormente, também haja melhorias. Podem aparecer sentimentos de inadequação e decepção; não devemos entrar em crise, mas sim aceitar a morte natural das sementes plantadas na lua nova, limpar o terreno e se preparar para um novo plantio.

 

➡️ Lua Balsâmica

  • O último estágio da lua minguante denomina-se lua balsâmica.
  • É considerado um período de retração, recomposição e renovação. Sem a ação do campo magnético da Lua, podemos mergulhar no vazio, buscando o bálsamo curativo do silêncio e da meditação. O campo deve ser limpo, amente purificada, a percepção psíquica aguçada para ouvirmos orientação de nossa voz interior. Na escuridão da lua negra podemos contemplar nossos objetivos mais elevados e abrir espaço para que o destino possa agir. Precisamos renovar nossas energias, preparando-nos para um novo ciclo, iniciado com a chegada da próxima lua nova. (FAUR, p. 453)”

 

3. Final

Assim analisando as características e influências da Lua sobre o Ser Humano e o aspecto Feminino contido em Homens e Mulheres, percebemos que o Dia da Mulher é um dia em que todos devemos nos acolher, ajudar o próximo, ouvir nosso Corpo, Emoções, Mente e Espírito. Através do Feminino, conseguiremos ser mais amorosos com nós mesmos e com os outros seres deste Planeta. Essa energia ou arquétipo feminino nos impulsiona a ouvirmos e nos conectarmos com nossa Intuição (Mestres, Guias, Anjos, Universo, etc.), trazendo um aspecto tão importante da psiquê humana, para dentro de todos nós, homens e mulheres.

 

Abraços e até a próxima,

🎴Isabel Stumpf Mitchell - Tarô Terapêutico, Numerologia, Ervas, Reiki e Terapias Integrativas.

(51) 99925.0421 - WhatsApp e Telegram / isabel@isabelmitchell.com.br


Referências:

  • CUNNINGHAM, Donna. A Lua na Sua Vida. O poder mágico e as influências sobre as mulheres. Tradução de Alice Xavier de Lima. - Rio de Janeiro: Record: Nova Era. 1999.
  • FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe. 3º edição. São Paulo, Editora: Alfabeto, 2020.
  • PRIETO, Claudiney. Wicca para Todos. Editora: Gaia, 2009.
  • STARHAWK. A Dança Cósmica das Feiticeiras. Editora Nova Era: 1993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 5 =