O Louco – Significado da Carta do Tarô

A Carta do Tarô: O Louco

É a carta que representa o primeiro Arcano Maior, mostra um jovem corajoso, vestido apenas com pele de animal, executando uma espécie de acrobacia à beira de um precipício.

Nesta carta, nos deparamos com Dionísio, o deus misterioso chamado de O que Nasceu Duas Vezes. Filho de Zeus, rei dos deuses e da mortal Semele, princesa de Tebas. Era, esposa imortal de Zeus, tomada de raiva devido ao adultério de seu esposo, se disfarçou de ama-seca e foi visitar Semele, quando esta estava grávida ainda.

Era convenceu a princesa de pedir a Zeus que mostrasse todo seu esplendor e glória divina. Zeus, para agradar a amada, se mostrou, mas Semele não suportou e faleceu. Zeus correu para salvar a criança do ventre da mãe, entregando à Hermes (mensageiro dos deuses) e o ordenando que costurasse a criança em sua própria coxa.

Hera continuou a perseguir Dionísio após seu nascimento, mas Zeus sempre intercedia pela criança. Ela ordenou aos Titãs que matassem o menino, fazendo-o em pedaços. Zeus conseguiu resgatá-lo, colocou para cozinhar junto com sementes de romã, transformando em uma poção mágica, dando à Perséfone para beber - que havia se tornado esposa de Hades, deus das Trevas e da Escuridão. A então rainha das trevas, engravidou e deu a luz a Dionísio, o renascido das trevas.

Zeus convocou o filho a viver na terra junto aos homens, mas Hera se vinga novamente, atingindo o rapaz com a loucura, se juntando aos sátiros selvagens, dos loucos e animais. Deu à humanidade o vinho e suas bençãos, e concedeu a redenção espiritual a todos os que decidiam renunciar ao poder material e à riqueza; e no fim, Zeus permitiu que o filho se juntasse a ele no Olimpo.

Significado de O Louco

Geralmente sugere novos começos e um entusiasmo pela vida. Essa carta simboliza o impulso misterioso dentre de cada um de nós, aquela sensação de ir ao encontro do desconhecido. Representa o espírito jovem e indomado, que confia e se prepara para se jogar no precipício sem nenhuma exaltação. Ele alia o lado animal / irracional e intuitivo do ser humano, que provoca a mudança, a abertura de caminhos e a percepção de novos horizontes.

Como todas as Cartas do Tarô, O Louco é ambivalente, representando essa busca pelo novo, mas sem garantias de que vai dar certo. É a busca pelo novo, sem hesitar.

 

Palavras-chave

  • Novos começos
  • Impulso
  • Infantilidade
  • Fascínio
  • Cegueira à verdade
  • Irracional e intuitivo
  • Espontâneo
  • Despreocupado

 

Na posição "Você Agora"

Indica que é hora de deixar as preocupações e dúvidas sobre si mesmo para trás e ter fé ao invés de ter medo, ao fazer suas escolhas.

 

Na posição "Obstáculo"

Pode indicar que talvez você esteja evitando responsabilidades.

Ou que você está com tanto medo do novo, que não consegue enxergar o caminho a frente.

Ou que não escuta ninguém e que não está levando a sério promessas e sentimentos.

 

Na posição "Futuro"

Pode sugerir um começo ou mudança de direção.

Pode também significar uma relutância em assumir compromissos.

 

 


Referências:

  • Bartlett, Sarah. A Bíblia do Tarô: o guia definitivo das tiragens e do significado dos arcanos maiores e menores. São Paulo: Pensamento: 2011.
  • Sharman-Burke, Juliet; Greene, Liz. O tarô mitológico. São Paulo: Siciliano, 1988.
  • Clube do Tarô: http://www.clubedotaro.com.br.

 

2 thoughts on “O Louco – Significado da Carta do Tarô

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *